Inicio / Como desenvolver a sua carreira profissional

Como desenvolver a sua carreira profissional

1. Identifique as suas necessidades

Use o autoconhecimento para descobrir quais objetivos estão de acordo com o seu perfil profissional, e, assim, você evita cair na ilusão. Preste atenção nas suas competências para identificar quais tarefas lhe despertam motivação.

Gostar do seu trabalho é maravilhoso, mas é preciso se atentar às limitações, seja para optar por outros caminhos, ou para desenvolver outras habilidades.

2. Trace objetivos e prazos

Para traçar as suas metas de longo e de curto prazo seja o mais especifico possível, levando em consideração suas habilidades e preferências. Além disso, é preciso criar um cronograma detalhando todos os passos do seu plano de carreira. A cada meta alcançada, você sentirá mais próximo do seu objetivo final e terá mais autoconfiança para assumir novos desafios.

3. Cursos de curta duração

Segundo a Naamisis, cursos em geral são muito bem vistos e bem aceitos pelos recrutadores – desde que tenham alguma aplicação prática. A dica é buscar um assunto que você precisa aprofundar e que esteja ligado à área em que você está e que possam complementar a sua experiência. Outra opção bacana é focar em um assunto ligado à área em que você ainda não trabalhou, mas gostaria de atuar.

“Essa é uma boa forma de direcionar a carreira”, afirma. “É preciso entender o que é importante para o mercado de trabalho e também o que faz sentido para o seu objetivo”, diz ela. Se os dois itens estiverem cobertos pelo curso que você escolheu, ponto para você.

Dica: o SENAC e SENAI sempre oferecem cursos de curta duração e de especialização.

4. Aprenda a vender o seu trabalho

Segundo Sergio, o profissional deve saber vender o que ele tem de melhor: o seu trabalho e suas qualidades pessoais. Para o especialista, as empresas buscam profissionais comprometidos e produtivos, portanto, faça propaganda do seu trabalho, e você começará a ser visto com outros olhos.

5. Estude mais

Expandir o seu leque de habilidades e conhecimentos técnicos e acadêmicos por meio dos estudos é o caminho certo para enriquecer o seu currículo, pois os cursos de pós-graduação oferecem capacitação para atuar em uma área específica, tornando o profissional um especialista.

6. Se esforce em mudar!

Não fique com receio de mudar. Em geral, as pessoas sentem dificuldade em adotar novos hábitos e mantê-los, mas as mudanças podem ser determinantes para evoluir como profissional. Uma ótica dica é consultar as pessoas mais experientes no segmento.

O grande diferencial no mercado de trabalho está em pessoas que buscam estar sempre a frente do comum, que sempre buscam em melhorar, reveja suas atitudes e ações em todos os aspectos de sua vida.

Fontes:

https://www.domboscoead.com.br/pos-graduacao/noticias/5-dicas-para-melhorar-a-sua-carreira/539

https://www.vagas.com.br/profissoes/dicas/como-melhorar-o-seu-curriculo/